Como Funciona

A Ecoletiva é uma plataforma de lançamento de projetos 


Qualquer projeto que seja relevante para a conservação da biodiversidade pode ser inscrito na plataforma Ecoletiva. Basta acessar o link Inscrever projeto e inserir as informações de seu projeto em um formulário simples, diretamente na plataforma.


Para orientar a elaboração dos projetos, disponibilizamos o nosso Guia de Projetos. Além disso, também oferecemos a Ajuda profissional de nossos consultores. A Ecoletiva possui uma equipe de consultores com grande experiência em elaboração de projetos socioambientais, o que pode significar uma vantagem em expor suas ideias e torná-las ainda mais factíveis.


Após serem inscritos, os projetos são analisados por nossa equipe de consultores e classificados de acordo com as categorias de atuação (soluções ambientais, pesquisa, empreendedorismo & inovação e desenvolvimento social) e local de execução (bioma, sub-bacia hidrográfica, áreas prioritárias para conservação da biodiversidade e unidades de conservação). Esses filtros organizam e facilitam o acesso às informações e, consequentemente, possibilitam que milhares de usuários possam encontrar rapidamente o seu projeto e aportar os recursos financeiros necessários para sua realização.


A divulgação dos projetos inscritos não ocorre apenas pela plataforma, mas também pelas diversas redes sociais dos criadores dos projetos e dos apoiadores cadastrados.


A Ecoletiva é uma plataforma de financiamento coletivo


Os recursos financeiros necessários para execução de cada projeto são determinados por seus criadores mediante estabelecimento de uma meta financeira, a qual possui valor e prazo estabelecidos antes da divulgação do projeto.


Cada projeto possui uma conta bancária específica que pode ser monitorada a qualquer momento pelo o criador do projeto. Já os apoiadores, podem acompanhar os recursos arrecadados por meio de indicadores atualizados diariamente na plataforma.


Os apoiadores selecionam o projeto e escolhem a quantia com a qual querem contribuir. As contribuições podem ser feitas através de transferência bancária e via Paypal ou Stripe.


Apoiadores que contribuem com valores iguais ou maiores a 50% do valor total solicitado tornam-se Patrocinadores, podendo divulgar e associar ao projeto a marca de sua instituição diretamente na plataforma ou em meios próprios de divulgação.


Os recursos arrecadados de cada projeto são transferidos para os seus criadores quando atingido o montante solicitado e após trinta dias da data de encerramento da campanha. Cabe aos criadores dos projetos a divulgação das ações realizadas após o recebimento do recurso, assim como a decisão de oferecer ou não recompensas para seus apoiadores.


Caso a meta não seja alcançada no prazo estipulado pelo proponente do projeto, cada apoiador recebe o seu dinheiro de volta. É tudo ou nada.